Súmulas Curriculares

 
 
 

Súmulas Curriculares:

 Diogo Pires 

 

  • Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB
  • Mestre em Fisioterapia na área de especialização Músculo-Esqueléticas pela ESS-IPS
  • Doutorando em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa;
  • Presidente do Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

 

 


 Francisco Neto 

 

– Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.

– Mestre em Fisioterapia pela University of Brighton (Reino Unido).

– Certificado em Terapia Manual Ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália)

– Especialização em Terapia Manual Ortopédica em disfunções da articulação temporomandibular (Prof. Mariano Rocabado – Formaterapia/Universidad Andrés Bello, Chile).

– Docente do ensino superior desde 2001, tendo colaborado com instituições como Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Universidad Europea de Madrid e, atualmente, com a Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana.

– Professor Internacional do Conceito Mulligan na Península Ibérica, creditado pela Mulligan Concept Teachers Association. Ministra cursos sobre este Conceito e outros na área da Terapia Manual em Portugal, Espanha, França, Malta, Bélgica, Suíça e Angola.

– Director e proprietário da clínica FisioNeto – Terapia Manual Ortopédica & Pilates Clínico, onde exerce clinicamente.

– CEO e Director Pedagógico da Formaterapia.

– Revisor científico das revistas internacionais Clinical Rehabilitation e European Journal of Oral Sciences.

– Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

– Diversas publicações científicas em revistas internacionais indexadas.

 


 Anabela G. Silva 

Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Licenciada em Fisioterapia e Doutorada pela Leeds Metropolitan University. É investigadora da unidade de investigação CINTESIS.UA e autora de mais de uma centena de publicações internacionais, a maioria dos quais na área da dor.

 


 Tiago Freitas 

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Mestre em Fisioterapia, Especialização em condições músculo-esqueléticas pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Politécnico de Setúbal. Pós-Graduado em Intervenção da Fisioterapia na Dor Crónica. Docente convidado na Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Diretor Técnico do gabinete de Fisioterapia Neurodor. Fisioterapeuta responsável na equipa Atlético Voleibol Clube de Vila Nova de Famalicão. Revisor Científico da Musculoskeletal Science & Practice (Manual Therapy Journal). Formador nas áreas da neurofisiologia do sistema nociceptivo e aspetos clínicos da dor; Intervenção da fisioterapia na dor crónica; Sistema nervoso nas disfunções músculo-esqueléticas; Raciocínio Clínico em Fisioterapia; Exercício terapêutico.

 


 Ana Rita Pinheiro 

 Licenciada em Fisioterapia em 2005 pela ESTSP-IPP, em 2009 completou o doutoramento em Neurociências não conferente de grau da FMUP e em 2014 concluiu o doutoramento em Ciências Biomédicas pelo ICBAS-UP, tendo sido bolseira da FCT (SFRH/BD/47373/2008). Tem realizado várias formações profissionais na área da fisioterapia, sobretudo nas áreas da fisioterapia em condições neurológicas e de intervenção miofascial. Atualmente é docente em Cursos de Licenciatura e Mestrado em Fisioterapia, é membro integrado no Centro de Investigação em Reabilitação (CIR), e exerce prática clínica em regime privado. Tem especial interesse no papel que a fáscia desempenha na modulação da informação neuronal aferente com implicações quer no controlo motor quer na dor, e no papel do controlo postural no movimento humano. Tem vários artigos publicados em revistas internacionais com revisão de pares e diversas comunicações em reuniões nacionais e internacionais.

 


 Ana Cristina Cunha

 Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Especialista em anestesiologia e pós-graduada em Medicina da dor (FMUP). Master em anestesia e analgesia regional guiada por ecografia (Universidade de Salamanca). Integrou a unidade de dor crónica do Hospital de Braga. Tem realizado várias formações profissionais na área da medicina da dor.

Investigadora principal de dois estudos a decorrer na Unidade de Dor com a colaboração da Universidade do Minho e co-investigadora de outros projetos. Tem vários artigos publicados em revistas nacionais e diversas comunicações em reuniões nacionais e internacionais.